ARRUELA, JOSÉ DE (1942) UMA TREPA HISTÓRICA. COIMBRA: COIMBRA EDITORA. DE 24X16 CM. COM XL. 127-262 PÁGS. E.
Compila a polémica entre José d’Arruela, natural de Ovar, advogado e membro do Partido Monárquico, com Alfredo Pimenta, natural de Guimarães, escritor e historiador, sobre a aliança entre Portugal e a Inglaterra, a Primeira Guerra-Mundial, a Alemanha, e as colónias Portuguesas.
Contém a transcrição de correspondência entre o autor e várias personalidades ligadas à literatura, história, e política Nacional, assim como notas e artigos diversos.
“...As novas falsidades de História, perpetradas pelo snr. Alfredo Pimenta. Mente quando atribui a Barros Gomes a concepção do Mapa Côr-de-Rosa. Mente, e falsifica, quando cita as obras do snr. Marques de Lavradio. Mente quando atribui a Portugal a iniciativa da fatal Conferência de Berlim. Mente quando nega ter sido a Alemanha a principal animadora da criação do Estado Independente do Congo. Mente quando atribui à Inglaterra a oferta à Alemanha de qualquer colónia Portuguesa. Mente no que se refere à Convenção Anglo-Alemã de 1914. Mente quando nega que foi na Conferência de Berlim que se estabeleceu, como Direito Internacional, o princípio de ocupação «bona-fide». Mente quando nega a Bismark o papel de árbitro da Europa depois de 1870. Mente quando afirma que o escritor Raczynsky é alemão...”
Encadernação com lombada em sintético e pastas cartonadas; capas preservadas.
Nota importante: miolo amarelecido não de forma uniforme; uma parte substancial do livro apresenta manchas de acidez e as folhas onduladas, deficiências provocadas por antiga presença de água.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.