SOARES, LUÍSA DUCLA (2001) ROTEIRO DE JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS: DO CASTELO AO CAMÕES. IL. LUÍS FÉLIX. LISBOA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 14X21 CM. COM 70, [2] PÁGS. ILUST. B.
“José Rodrigues Miguéns, romancista em parda Lisboa novecentista nasceu em dezembro de 1901 na encosta do castelo, numa mansarda virada para o Tejo, filho de pai Galego e mãe beiroa. Bicho geralmente lisboeta, assim se referia à capital: “Lisboa é uma realidade em si, e será preciso tê-la conhecido e vivido nela para bem a compreender e amar” (A Escola do Paraíso).
Dominando perfeitamente a língua inglesa, só publicou livros em português e a obra que NOS deixou constituiu o mais brilhante testemunho da vida alfacinha nas primeiras décadas do século 20. Viveu tempos conturbados: o regicídio, a implantação da República, a primeira guerra mundial, o ambiente de instabilidade e revoluções que terminaram na ditadura instaurada em 28 de maio de 1926. (…).
Por ele descobrimos a deslumbrante de Lisboa da cidade velha e da infância com A Escola Do Paraíso; uma Lisboa- do salve-se quem puder, que enlameia a juventude do Idealista No Mundo Real; Uma Lisboa dos pobres, dos marginais, das regulações, da exploração da crendice em O Milagre Segundo Salomé. A Lisboa dos tristes, dos rejeitados, capaz de levar loucura e ao crime revela se NOS em Páscoa Feliz.
Edição de grande cuidado gráfico, estampada em bom papel e ilustrada com belos desenhos de Luís Félix
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.