PORTUGUESE ART SINCE 1910

12,72€

PORTUGUESE ART SINCE 1910

12,72€

PORTUGUESE ART SINCE 1910: THE DIPLOMA GALLERIES. ROYAL ACADEMY OF ARTS. COLAB. FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. LISBOA: CALOUSTE GULBENKIAN FOUNDATION, 1978. DE 30X23 CM. COM 177, [1] PÁGS. ILUST. B.

Catálogo da primeira exposição apresentada em Londres dedicada à arte moderna portuguesa, organizada e patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Anglo-Portuguese Society e com a Royal Academy of Arts, onde estiveram representados 26 artistas com 162 obras.

Os 26 artistas representados nas 162 obras em exposição foram selecionados em articulação com três gerações e movimentos artísticos: futurismo, abstracionismo e surrealismo.

O programa expositivo foi concebido segundo um encadeamento cronológico, agrupado em seis momentos temáticos fundamentais: a partir das primeiras manifestações ligadas ao futurismo (com Guilherme de Santa-Rita e Amadeo de Souza-Cardoso); a primeira geração modernista ativa entre 1911 e 1932 (Amadeo, Santa-Rita, Eduardo Viana, Almada Negreiros, Mário Eloy…); a abstração, de 1935 a 1978, ano que então corria (Maria Helena Vieira da Silva, Fernando Lanhas, D’Assumpção e Ângelo de Sousa); a segunda geração de modernistas, em atividade entre 1933 e 1943 (João Hogan, Júlio Resende, Júlio Pomar…); o surrealismo desde 1947 (António Dacosta, Fernando de Azevedo, Marcelino Vespeira e Artur Cruzeiro Seixas); e, por último, a terceira geração, ativa a partir da segunda metade do século XX (Menez, Paula Rego, Lourdes Castro, Ana Hatherly, Costa Pinheiro, João Cutileiro, Noronha da Costa, Eduardo Batarda…).

O catálogo da exposição conta com o prefácio dos presidentes das instituições envolvidas na organização do evento e com uma introdução da autoria do curador. Inclui também ilustrações comparativas entre a realidade artística portuguesa e as vanguardas artísticas europeias, bem como outros documentos ligados ao Primeiro Modernismo português e ao Grupo de Orpheu, como a Ode Triunfal de Álvaro de Campos, mas também documentos sobre o surrealismo em Portugal, alguns ensaios e textos de catálogo sobre alguns artistas representados, e uma cronologia orientadora dos principais acontecimentos político-sociais, culturais e artísticos em Portugal e da atividade dos seus principais intervenientes, desde 1910 e ao longo do século XX, aos quais se somam as notas biográficas dos artistas representados na exposição e uma bibliografia de referência.

Nota: capa com desgaste; acidez no corte das folhas e nas primeiras e últimas páginas.

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in