PEREIRA, PAULO (2002) PORTUGAL: PATRIMÓNIO MUNDIAL: OBJECTOS SINGULARES, OBJECTOS UNIVERSAIS. FOT. ROBERTO SANTANDREU, JOSÉ CARLOS NASCIMENTO. LISBOA: PANDORA. DE 30X24 CM. COM 287, [1] PÁGS. ILUST. E.
“Este livro é um roteiro dos lugares e monumentos portugueses elevados pela UNESCO à categoria de Património Mundial. O seu primeiro objetivo consiste, pois, em apresentar uma descrição rigorosa dessa espécie de molduras ou espaços privilegiados onde a natureza e a história instalaram, de forma singular, a sua universalidade em território nacional.
Longe, porém, de se ficar por um simples álbum das glórias do nosso património, o autor optou declaradamente pela perspetiva universal, demorando-se na clarificação do conceito e dos critérios de seleção do património antes de apresentar o retrato e o guia de recantos que constituem, reconhecidamente, locais de excepção, figuras em que se manifesta a diversidade do universo habitado, transformado ou simplesmente olhado pelo homem. Além de um documento de rara qualidade gráfica, temos, portanto, uma reflexão a vários títulos inovadora no âmbito da bibliografia disponível sobre a matéria”.
Capítulos dedicados: Alto Douro vinhateiro; Guimarães, centro histórico; Porto, centro histórico; Sinta, paisagem cultural; Évora, centro histórico; Angra do Heroísmo, centro histórico; Vale do Coa; Alcobaça, o mosteiro; Batalha, o mosteiro; Jerónimos, Santa Maria de Belém; Torre de Belém; Tomar, convento de Cristo; Floresta de Laurissilva, paisagem cultural; Vinha da Ilha do Pico, paisagem cultural (candidatura); Ilhas Selvagens, paisagem cultural (candidatura); Marvão, centro histórico (candidatura).
Edição de muito cuidada execução gráfica, estampada em encorpado papel couché e densamente ilustrada com um notável conjunto de fotografias de grande qualidade artística. Cartonagem editorial com sobrecapa.