OLIVEIRA, AURÉLIO DE (2014) OS BENTOS E OS BACOS: (OS VINHOS DO ENTRE DOURO E MINHO, 1600-1828). VILA VERDE: CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VERDE. DE 24X16 CM. COM 216 PÁGS. ILUST. B.
Apropriando-nos, com a devida vénia, das conclusões do autor podemos dizer que história dos Vinhos Verdes no nosso país está ainda por fazer. Na verdade, não faltam referências e estes e outros vinhos, mas está por realizar um estudo sistemático sobre eles para os tempos anteriores ao século XX. O que se conhece da “história” dos vinhos verdes neste momento é muito pouco. Dados dispersos, alguns adquiridos, mas sempre sistematicamente repetidos. Por fim, outros sem critério e sem fundamento documental.
Este trabalho do professor doutor Aurélio de Oliveira não pretendendo fazer a “História” dos Vinhos Verdes dos séculos XVI a XIX é, no entanto, cremos que o estudo que mais subsídios carreia para uma história ainda por fazer. Diz-nos o autor que este livro é resultado de “estudos vários, sobre fontes documentais” que, deixa “à consideração e naturalmente a crítica, esperando que outros possam acrescentar conhecimentos, possivelmente corrigindo os que aqui ficam à disposição dos leitores e interessados”. Ilustrado com uma cuidada seleção de mapas, gravuras e fotografias e ainda variadíssimos gráficos.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.