BRITO, ÁLVARO DE (1998) OBRAS DE ÁLVARO DE BRITO. ED., INTROD. E NOTAS POR ISABEL ALMEIDA; REV. FRANCISCO PAIVA BOLÉO. LISBOA: COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES. DE 24X16 CM. COM 154, [1] PÁGS.
B. Segundo Teófilo Braga, este poeta palaciano seria filho de Afonso Rodrigues Alardo e de uma ama de D. Afonso V, mas os dados biográficos relativos a Álvaro de Brito Pestana são escassos e não suficientemente seguros. (…) As trinta composições de Álvaro de Brito Pestana que integram o Cancioneiro Geral revelam uma grande diversidade temática, que vai da expressão amorosa, ao louvor religioso, ao panegírico régio e à crítica social, aliada a um virtuosismo formal, que não exclui certos traços conceptualistas como o desenvolvimento de jogos lexicais, a exploração do anagrama, o recurso a efeitos fónicos e rítmicos.
A agudeza do estilo do autor atinge o seu paroxismo em composições encomiásticas como, por exemplo, as trovas oferecidas ao rei D. Fernando, onde cada uma das letras do nome do monarca inicia todas as palavras de cada uma das estrofes. As composições satíricas versam a crítica a uma nova ordem de valores e de costumes, colocando-se o poeta na charneira entre um tempo passado e um tempo presente dominado pela desordem e pela injustiça.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.