BARROS, CARLOS VITORINO DA SILVA (1983) O VITRAL EM PORTUGAL. SÉCULOS XV-XVI. LISBOA: COMISS. PARA XVII EXPO. EUROPEIA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DO CONS. DA EUROPA. DE 32X25 CM. COM 288, [4] PÁGS. E.
Segundo palavras de Pedro Canavarro, Comissário Geral da Exposição Europeia de Arte ciência e Cultura «O Vitral em Portugal, é um notável trabalho de investigação histórica e levantamento fotográfico que levará ao conhecimento do público português e estrangeiro a arte do vitral em Portugal nos séculos XV e XVI.
Tem como tal o grande merecimento de ser a primeira obra que se publica entre nós sobre aquela arte, de que infelizmente só resta um tão pequeno número de originais. Para além deste estudo de inegável importância, este livro reveste também o duplo interesse de possibilitar aos estudiosos um variado e vasto apêndice documental, além do desdobramento esquemático das janelas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha e inclusão dos vitrais da Matriz de Viana do Alentejo, de Santa Clara, em Vila do Conde e de um fragmento da Igreja do Convento e Jesus, em Setúbal, o que pela primeira vez permite ao grande público o acesso a uma leitura directa desses documentos e consequentes análises e confrontos histórico-artísticos.“
A temática que informa os vitrais, a riqueza do traçado e tratamento que revestem, o cromatismo que os enriquece, as fontes documentais que nos garantem a presença de “mestres de vidraças”, tanto estrangeiros como nacionais, reflectem bem a ideia de riqueza e intercâmbio cultural e artístico do Portugal das Descobertas, no relacionamento entre obreiros de várias áreas.»
Edição bilingue, de grande beleza e qualidade gráfica, totalmente executada sobre papel couché e enriquecida com numerosas e perfeitíssimas reproduções policromadas. Encadernação editorial, com ferros dourados e sobrecapa de papel policromado.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.