JORDAN, ANNEMARIE (1994) O RETRATO DE CORTE EM PORTUGAL. O LEGADO DE ANTÓNIO MORO. 1552-1572. LISBOA: EDIÇÕES QUETZAL. DE 30X23 CM. COM 197 PÁGS. ILUST. E.
Este estimado estudo constitui uma importante abordagem a uma área de investigação há muito negligenciada no âmbito do retrato renascentista. A saber, o retrato de corte em Portugal e o seu aparecimento em Lisboa em meados do século XVI. São analisados pela primeira vez, alguns dos mais significativos retratos reais portugueses e que nunca foram devidamente considerados em estudos anteriores. A partir de documentação recentemente descoberta pela autora foi possível clarificar o retrato em Portugal.
O enquadramento temporal escolhido não é arbitrário. Começa precisamente com a chegada de Moro e termina em 1572, ano em que foi encomendado por Catarina da Áustria e pintado por Cristóvão de Morais, o mais importante retrato de D. Sebastião. Os cerca de nove meses que durou a visita de Moro revolucionaram o retrato de corte em Portugal. Foi um ponto de viragem crucial na história do retrato de corte, porque estes artistas, por sua vez, assimilaram o estilo de Moro e sintetizaram-no num tipo de retrato de corte diferente e característico, primeiro em Portugal e posteriormente em Espanha.
Edição de invulgar esmero, impressa sobre encorpado e bom papel, profusamente ilustrada, tanto no texto como em folhas à parte, com reprodução em suas cores naturais de mais de uma centena de retratos pintados ou gravados. Encadernação em tela com ferros secos nas pastas e lombada, protegida por sobrecapa impressa a cores.
Nota: maculado com dedicatória de terceiros na folha de guarda, ocasionais picos de acidez nas primeiras 8 págs. Sobrecapa com defeitos
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.