SANTANNA, PE. MANUEL FERNANDES DE (1899) O MATERIALISMO EM FACE DA SCIENCIA: A PROPOSITO DA CONSCIENCIA E LIVRE ARBITRIO DO SR. PROF. MIGUEL BOMBARDA. LISBOA: TIP. DA CASA CATHOLICA. DE 21X14CM. VOL 1. COM 488 PÁGS. E.
“Perante as posições ideológicas do «Haeckel português» não nos surpreende que a Igreja católica, na linha da contra-ofensiva lançada contra o pensamento progressista a partir do Concílio Vaticano I, respondesse ao desafio do livre-pensador através de um dos seus membros mais esclarecidos em questões de natureza filosófica e informação científica, o padre jesuíta Manuel Fernandes Santana. Assim, um ano após a publicação do livro de Miguel Bombarda, o jornal Correio Nacional – orgão oficial do episcopado – começou a publicar uma série de artigos os quais seriam, mais tarde, reunidos em dois volumes intitulados O Materialismo em Face da Ciência (1900). Confrontado com uma visão do mundo que colidia com a sua e com uma agressividade inaudita da parte do professor jesuíta, Bombarda reagiu e lançou a lume, ainda nesse ano, A Ciência e o Jesuítismo, cujo conteúdo representava um verdadeiro ataque ao clericalismo.
A polémica entre os dois intelectuais exprimia o radicalismo de discursos opostos que emergiam de duas visões do mundo antagónica”
https://ucdigitalis.uc.pt/pombalina/download/wqfDk8Kjw4XDg8ONw47CosKRXW5oaGfCmsKRwpPCl2nCkWhwZmY=/miguel_bombarda_e_singularidades_de_uma__poca__2006__neto.pdf
Apenas o 1º Volume
Nota: Modesta encadernação com desgaste e defeitos. Miolo com ligeiros picos de acidez.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.