SEQUEIRA, GUSTAVO DE MATOS (1939-1941) O CARMO E A TRINDADE. SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DE LISBOA. LISBOA: PUBLICAÇÕES CULTURAIS DA CÂMARA MUNICIPAL. 3 VOLS. DE 24X16 CM. COM XI, 420, [2], 442, [2] & 540, [4] PÁGS. ILUST. B.
Valioso subsídio para a história da Lisboa e uma das mais estimadas obras da extensa bibliografia Olisiponense, apresentada numa cuidada edição, cuidadosamente ilustrada à parte com gravuras impressas em separado e algumas em folhas desdobráveis.
“(…) O Carmo e a Trindade, consta de 3 volumes; O primeiro de 1218 a 1600, o segundo de 1600 a 1755, o terceiro de 1755 a atualidade. (…). Utilizam-se menos os livros impressos, do que os manuscritos avulsos ou codificados, crente como estou, cada vez mais, do que os autores de obra feita, mormente o de seiscentos e setecentos, fonte, aliás, caudalosa de notícias, tem de ser cuidadosamente filtrados pelos dizeres da letra de pena. Velhos pergaminhos, papeis de cartórios e de arquivos, contratos vários, aforamentos, e escambos, doações, róis, registos, memórias, relações, notas avulsas e dispersas sem intenção de contar, são o caudal informador mais aproveitado nesta obra, para fixar ideias sobre o território e a sua urbanização e fixar a história de cada rua, de cada edifício, de cada dono e de cada morador, formando com elas, a pintura global do bairro. Primeira edição.
Nota: miolo amarelecido, mas limpo; acidez e pequenas perdas de papel/rasgos nas capas da brochura ilustradas por Alberto de Souza