PRAÇA, AFONSO (2005) NOVO DICIONÁRIO DO CALÃO. 3ª EDIÇÃO ACTUALIZADA. LISBOA: CASA DAS LETRAS. DE 23X15 CM. COM 286 PÁGS. B.
Um dicionário de calão parece ser, à primeira vista, uma contradição, um paradoxo. "Dicionário" aponta para um registo perene, sistemático, exaustivo. "Calão" remete para o lado mais livre e efémero da história de uma língua. Enquanto as mudanças na língua chegam ao ritmo décadas, séculos, no calão, falado diariamente nas ruas, tudo acontece em meses, anos. Por vezes, um termo ou uma expressão tão depressa como aparece, esfuma-se em novos quotidianos. O calão é a espuma de uma língua.
Os acontecimentos sociais, históricos, até os avanços tecnológicos, revelam-se com rapidez, no calão - é assim que encontramos cada vez mais, palavras em inglês no calão dos jovens portugueses, e assim se explica, também, a importância que termos de origem africana sempre tiveram no calão português. Daí a necessidade de fazer uma actualização a este Novo Dicionário do Calão, primeiramente publicado em 2001.
Esta obra obedece também a um outro critério: a introdução de abonações retiradas de textos literários que vão de Camilo a Mário Zambujal, a Lobo Antunes ou a Miguel Esteves Cardoso. E não se choque o leitor ao encontrar aqui certos termos que entram na categoria daquilo que se designa por obscenidades. Quer se queira ou não, fazem parte da língua portuguesa e contribuem para a enriquecer cada vez mais.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.