PIRES, EVERILDE MARIA DE OLIVEIRA; SIMÃO, MARIA MANUEL (2008) MESTRE CID E A ESCOLA DO SEU TEMPO: CARTAXO 1890-1929. LISBOA: GRADIVA. DE 25X16 CM. COM 95 PÁGS. ILUST. E.
“Um país. Um tempo. Um homem. Um país onde a percentagem de analfabetos é elevada. Um tempo – 1890/1928 - politicamente conturbado, um tempo de reformas administrativas e educativas com o objetivo de erradicar o analfabetismo instituir as é a escolaridade obrigatória, pois a instrução era considerada um meio mais eficaz de regenerar a sociedade e contribuir para a elevação moral, política e intelectual dos cidadãos.
Um homem, Maximiano Fernandes Cid, entre 1890 e 1928 na Vila do Cartaxo, responsável, empenhado em resolver os problemas da escolaridade e atenuar as dificuldades daqueles a quem a desigualdade social fazia sofrer e só a filantropia burguesa, com seus doadores e testamenteiros, valia. Um professor e um cidadão de corpo inteiro, que vivia intensamente a causa do ensino e da sociedade em geral. Uma obra e uma vida a quem a frase de Antero de Quental se aplica inteiramente: «Isto basta para o sossego do espírito e para a paz do Coração»”.
Edição de muito cuidada execução gráfica, impressa em bom papel e cuidadosamente ilustrada com fotografias e reprodução de manuscritos. Cartonagem editorial.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.