FRANÇA, JOSÉ-AUGUSTO [1977] LISBOA POMBALINA E O ILUMINISMO. [LISBOA]: BERTRAND EDITORA. DE 22X17 CM. COM 238-[2]-88-[2] PÁGS. E.
Originalmente escrita em francês e reproduzindo a tese de doutoramento do autor defendida na Sorbonne em 1962, a obra foi traduzida pelo autor em 1966 e naquele ano aparecida pela primeira vez na nossa língua. A edição de 1977 é a segunda, apresenta-se «revista e ampliada», antecedida de um prefácio de Pierre Francastel.
“A cidade que o Marquês de Pombal fez renascer das cinzas e dos destroços do terramoto de 1755 é uma das grandes criações do génio português - e sem dúvida o maior facto artístico-sociológico da nossa História. Última cidade antiga e primeira cidade moderna, Lisboa Pombalina apresenta-se como um problema complexo que tem que ver com um novo sentido de urbanismo no Ocidente, mas também com a história do país que um «déspota esclarecido» procurava transformar, com a evolução do gosto artístico dos portugueses, com a modificação dos processos técnicos, - com as próprias estruturas da Nação”.
Ilustrada no corpo do texto com grande profusão de gravuras e fotografias. Encadernação do editor com sobrecapa em policromia.
Nota: sobrecapa com desgaste, pequenos defeitos e perdas na papel na cabeça da lombada
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.