ANDRADE, FERREIRA DE (1969) LISBOA E OS SEUS SERVIÇOS DE INCÊNDIOS. 1395-1868. LISBOA: MUNICÍPIO DE LISBOA. DE 22X14 CM. COM 229 PÁGS. ILUST. B.
Tudo quanto se publicou deste importante estudo, não só para a história dos serviços de incêndios na cidade de Lisboa, seus principais intervenientes e material de combate, como também, para a história da arquitectura e urbanismo da capital.
Do índice destacamos os seguintes capítulos: «Os primeiros bombeiros remunerados e a aquisição do primeiro material para o combate aos incêndios»; «Os primeiros “Quarteis”»; «O incêndio no Hospital de Todos-os-Santos, as medidas ordenadas pelo Marquês do Pombal e a proibição de matérias inflamáveis no centro da Cidade»; «A criação do lugar de Inspector e a regulamentação dos aguadeiros, capatazes e cabos (1787 a 1815)»; «O conflito entre os inspectores dos incêndios e dos chafarizes e a organização dos Serviços (1821 a 1833)»; «A criação do Corpo de Bombeiros (1850 a 1867)».
Edição executada com todo o cuidado gráfico, profusamente ilustrada a negro e a cores em folhas à parte, reproduzindo mapas, material de combate aos incêndios, documentos em fac-símile, edifícios, chafarizes, tudo impresso sobre papel couché.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.