SEIXAS, MIGUEL METELO DE (2011) HERÁLDICA, REPRESENTAÇÃO DO PODER E MEMÓRIA DA NAÇÃO. O ARMORIAL AUTÁRQUICO DE INÁCIO DE VILHENA BARBOSA. LISBOA: UNIVERSIDADE LUSÍADA EDITORA. DE 24X17 CM. COM 675 PÁGS. B.
“Heráldica, representação do poder e memória da nação” é unanimemente considerado um dos melhores trabalhos sobre a heráldica publicado em Portugal nas últimas décadas. Obra de referência e trabalho incontornável na temática.
“Tendo como ponto de partida o armorial autárquico publicado por Inácio de Vilhena Barbosa em 1860, incide sobre a relação entre a heráldica municipal e a representação do poder. O principal objectivo consiste em verificar de que modo o conjunto das armas autárquicas foi usado, desde o Antigo Regime até à monarquia constitucional, como parte integrante dos instrumentos de consagração política e de construção da memória. Foca-se em particular o papel que esse armorial desempenhou no processo oitocentista de edificação do Estado liberal, na afirmação da identidade nacional e na atestação abstracta de uma soberania da nação”.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.