FEDERICO GARCÍA LORCA & VERGÍLIO FERREIRA — COLÓQUIO LETRAS 192. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 2016. DE 24X17 CM. COM 288 PÁGS. ILUST. B.
Um novo número da revista Colóquio/Letras no ano de 2016 não podia deixar de celebrar o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, que nos deixou, indiscutivelmente, uma das obras mais significativas da segunda metade do século XX, na dupla vertente de romancista e de filósofo. São apresentadas diversas perspetivas da sua escrita ficcional, sendo igualmente de referir a análise das notas com que ele sublinhava os seus livros de eleição, entre os quais se destacam as obras de André Malraux a quem dedicou um importante estudo.
Também neste ano se cumprem oitenta anos sobre o início da Guerra Civil de Espanha, um dos mais sangrentos conflitos do século XX, que antecipou a II Guerra Mundial e foi o campo de ensaio para as potências nela participantes. Com a colaboração da Professora Encarna Alonso, da Universidade de Granada, evocamos Federico Garcia Lorca que, no ano de 1936, e nessa mesma cidade, foi capturado e fuzilado pelas forças que se levantaram contra a República. Tal assassinato teve um amplo eco em Portugal, justificando-se inteiramente esta memória de um poeta que tanto influenciou, com a sua escrita luminosa e límpida, a poesia de um Eugénio de Andrade, que foi seu tradutor.
O presente volume reúne ainda dois estudos sobre a literatura para a infância e a poesia de Manuel António Pina, um artigo sobre o fascínio de Fernando Pessoa pelo esoterismo. O número inclui páginas inéditas de ficção de Isabel Rio Novo e ilustrações de Luís Manuel Gaspar.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.