OLIVEIRA, EDUARDO (1996) ESTUDOS SOBRE BRAGA E O MINHO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: HISTÓRIA E ARTE. PREF. VÍTOR SERRÃO. BRAGA: APPACDM. DE 24X17 CM. COM 287, [4] PÁGS. ILUST. B.
“Este novo trabalho de Eduardo Pires de Oliveira onde colige diversos trabalhos resultantes de congressos científicos e de colóquios regionais em que participou, bem a testar mais uma vez a importância o trabalho de investigação pacientemente desenvolvido por este autor desde há largos anos a esta parte, no sentido de redignificar o património artístico nortenho e o papel que lhe cabe no contexto mais geral da história da arte portuguesa. (…)
O probo investigador adensa-se agora numa faina de pesquisas regionais que nos trazem, amiúde, mais notícias a respeito dos protagonistas da arte barroca nortenha, desde os destacados arquitetos frei Luís de São José e André Soares aos «petits maitres» dos mercados de periferia, caso dos construtores setecientistas da Igreja Matriz do Soajo, ou de Pedro Monteiro de Souza, o mestre entalhador que, de Braga, se transladou para o Brasil (…). Ao longo de nove capítulos, o autor, revela-nos uma série de elementos mal conhecidos, senão absolutamente inéditos, respeitantes à produção dos artistas minhotos e dos seus mecenas, ao longo do tempo barroco, quer na sua laboriosa faina pelos mercados religiosos provinciais, quer na extensão das suas atividades por terras brasileiras de Minas Gerais - oferecendo a história da arte portuguesa e não só um é lento de contributos de maior interesse. (…) Acresce a homenagem singela que presta ao saudoso professor Robert Smith, , através da republicação, devidamente anotada, de um artigo respeitante às obras da igreja do Espírito Santo de Arcos de Valdevez e a atividade de esquecidos mestres como o arquiteto Francisco Lourenço Eiras, de Lanhelas e o mestre de entalhe Manuel Gomes.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.