SOUSA, OSVALDO MACEDO DE (1997) DOS HUMORISTAS PORTUGUESES. [S.L.]: HUMOGRAFE. (SINTRA: -- TIP. ADFA). DE 22X21 CM. COM 107, [1] PÁGS. ILUST. B.
Trabalho de síntese sobre os humoristas portugueses e uma história do humor gráfico português ilustrada a negro e a cores, com reproduções de trabalhos dos expoentes desta arte plástica em Portugal: Leal da Câmara, Francisco Valença, Stuart, Alfredo Cândido, Almada, Arnaldo Ressano, Emmérico Nunes, entre outros.
“Os humoristas são um dos subgrupos dos artistas plásticos (refiro-me aos do humor gráfico), já que a sua forma de expressão é o desenho (a preto e branco ou a cores). Contudo a sua obra vai além da exploração estética, da fixação imagética da dita mensagem plástica, para entrar no campo jornalístico. A notícia, a crónica, a intervenção crítica na sociedade é um elemento fundamental da profissão. Apesar de ao longo da história por vezes o pintor, o escultor, ter usado a ironia, a sátira, o grotesco caricatural para comentar factos, figuras suas contemporâneas, a profissão de humorista gráfico só nasceu no século XVII em França e em Portugal no século XIX”.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.