LEAL, GOMES (S.D.) A TRAIÇÃO - CARTA A EL-REI D. LUIZ SOBRE A VENDA DE LOURENÇO MARQUES. LISBOA: LIVRARIA VIÚVA CAMPOS JÚNIOR. DE 18X11 CM. COM 68 PÁGS. E.
Quinta edição, talvez a mais estimada e procurada, porquanto é mais correcta e muito augmentada, contendo a crítica da imprensa a edições anteriores e a resposta do auctor á mesma crítica, e seguida d'uma poesia inedita do Exmo. Sr., Guilherme Moniz Barreto.
A publicação de “A Traição” provocou um escândalo político e literário, pelo facto de o autor atacar de certa forma violenta a Coroa e a sociedade burguesa numa manifestação de incentivo à revolução social, apanágio de muitos escritores do período realista. "A Traição, é um planphleto político, essencialmente de combate, contendo seiscentos versos alexandrinos, modelados ao som das paixões demolidoras do século, e caracterisados pela pujança herculenea das grandes convicções e dos grandes principios."
Modesta encadernação da época em percalina com os títulos gravados na pasta frontal; aparado por todo e sem capas, com habitual à época.
Nora: algum desgaste na encadernação.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.