LOPES, GRAÇA VIDEIRA; [ET AL.] (2014) CANTIGAS DE TROVADORES: DE AMIGO, DE AMOR, DE MALDIZER. LISBOA: A BELA E O MONSTRO, EDIÇÕES. DE 15X14 CM. COM 68, [1] + CD. ILUST. B.
Índice dos ensaios: «Poesia Galego-portuguesa, o grande oceano por achar», por Graça Videira Lopes; «Quem diz cantares…», por Manuel Pedro Ferreira; «Os clássicos que a língua não esqueceu», por João Paulo Silvestre.
Inclui um CD onde se reproduzem musicadas e cantadas 17 cantigas de amigo, amor e maldizer.
Entre o século XII e o século XIV, a Península Ibérica assiste ao nascimento de uma arte poético-musical cuja riqueza não cessa de nos surpreender. Inserindo-se no culturalmente fértil movimento artístico europeu, “o tempo dos trovadores”, e utilizando não já o Latim, mas a língua já falada no Noroeste peninsular, o Galego-Português, a arte dos trovadores e jograis constitui um dos mais valiosos patrimónios culturais da Idade Média peninsular.
Desaparecidas e redescobertas em meados do século XIX, as cantigas trovadorescas nunca deixam de nos desafiar, ao nível literário e artístico, suscitando criações contemporâneas, que asseguram a sua actualidade. Reunindo 17 temas de cerca de 1680 que chegaram até nós, esta antologia pretende ser uma justa homenagem às origens da língua e da literatura em Português.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.