COSTA, PEDRO (2009) BAIRRO ALTO - CHIADO: EFEITOS DE MEIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE UM BAIRRO CULTURAL. LISBOA: CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. DE 22X22 CM. COM 206 PÁGS. ILUST. B.
“Pode o ‘ambiente’ de um bairro constituir, por si só, um recurso decisivo para o seu desenvolvimento futuro? Pedro Costa acredita que sim. Pelo menos nas áreas urbanas que têm vindo a ser caracterizadas como ‘bairros culturais’, estudos realizados em cidades de diversos países têm comprovado que a ‘atmosfera’ particular que aí se vive reflete, e ao mesmo tempo alimenta, dinâmicas de identidade, encontro e interação favoráveis à circulação de informação especializada, a difusão de conhecimentos particulares, a intensificação de processos coletivos de aprendizagem, ao reforço da capacidade de inovação social.
É esta a crença - com alguma base científica, registe -se -que move Pedro Costa, levando a seleccionar a área Bairro Alto-Chiado como objeto de análise. Será legítimo falar de ‘efeito de meio’ naquele que parece ser, até ao momento, o único bairro cultural de Lisboa? Isto é, haverá localmente um ‘ambiente’ de valores, atitudes, comportamentos e relações suscetíveis de influenciar positivamente o desenvolvimento de conjuntos específicos de atividades culturais, ou seja, intensivas em criatividade? Se assim for, o ‘ambiente’ deste bairro cultural merece particular atenção enquanto recurso que importa gerir de forma eficiente e explorar de modo sustentável” João Ferrão, geógrafo do instituto de ciências sociais da Universidade de Lisboa
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.