FEIJÓ, António (1907) FEIJÓ, António (1907) Bailatas. Lisboa: Livraria Classica de A. M. Teixeira & C.ª De 19x12 cm. Com 118, [2] págs. E.
Bailatas, publicado em 1907 é o último livro que o poeta e diploma António Feijó publicou em vida. O poeta assina-o, porém, com o curioso pseudónimo de Ignácio de Abreu e Lima, que se apresenta, como «primo [de] Calisto Elói, da casa e linhagem de Agra de Freima», a célebre personagem camiliana de A Queda de um Anjo (1865/6). Pseudónimo que, segundo Mourão-Ferreira, «era praticamente um heterónimo, no sentido em que Fernando Pessoa viria depois a pôr em voga esta palavra [Cf. MARTINS, C. Oliveira, 2004: 263-265].
A propósito da poesia em geral do nosso poeta e, em particular, deste livro, observa Mourão-Ferreira que, neles se encontram «os ecos de um certo pessimismo finissecular» e as «pertinentes denúncias de clamorosas injustiças sociais». Mas acrescenta de imediato que «o mais constante, apesar de tudo, ainda será um espírito de amor à vida, uma risonha atitude perante as pequenas dádivas da existência e, em certos casos, uma crítica irónica – mais corrosiva do que à primeira vista possa parecer – ao hipócrita estatuto por que se regiam os seus contemporâneos mais afortunados». [exemplar com mancha da página 90 à 118]
Exemplar encadernado sem capas de brochura.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.