SÉRGIO, ANTÓNIO (1956-1957) ANTOLOGIA SOCIOLÓGICA. TRECHOS PORTUGUESES E ESTRANGEIROS SELECCIONADOS, COMENTADOS E PREFACIADOS. LISBOA: (EDIÇÃO DO AUTOR). DE 27X11 CM. COM 10 CADERNOS: +/- 60 FLS. E.
“(…) Levou-me a empreender e apresentação sistemática, em uma série de opúsculos, de trechos portugueses e estrangeiros acerca de problemas sociais, o desejo de expor àqueles que me lêem uns tantos factos e testemunhos que me parece levarem a conclusões favoráveis a certas ideias reformadoras que tenho defendido nos meus escritos (...)”.
Democrata opositor do regime fascista e autoritário, A. Sérgio esteve exilado e preso em várias ocasiões. Encarava a Educação e a Cultura como a principal via para a Liberdade, o Pensamento Crítico e a aquisição de Valores.
O censor da P.I.D.E, Coronel Luiz de Figueiredo, acerca do 1.º fasc. “(…) o autor faz uma crítica a ação dos governos após o 28 de maio e indica como, em sua opinião deveriam ser resolvidos certos problemas de interesse nacional. (…) faz um ataque cerrado à ação dos mesmos governos até ao momento presente”. Conclui: “não ser de permitir a circulação do folheto”.
A distribuição dos folhetos acabaria por ser autorizada: “(...) É preferível que o A. e seus seguidores vão mostrando os seus ‘argumentos’ a aparecerem de ‘surpreza’ (...)”.
Encadernação meia inglesa em pele com ferros a ouro na lombada; capas dos fascículos conservadas; corte da cabeça carminado.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.