MACEDO, JORGE BORGES DE (1982) A SITUAÇÃO ECONÓMICA NO TEMPO DE POMBAL. LISBOA: MORAES EDITORES. DE 22X15 CM. COM 190, [2] PÁGS. E.
Publicada originalmente em 1951, esta é uma obra de referência e de rotura no processo de análise da política económica no tempo de Pombal.
“Nas primeiras décadas do século XX, a historiografia portuguesa estava muito marcada por leituras acentuadamente ideológicas. Encontram-se ecos dessa realidade nas referências de JBM, em A Situação Económica no Tempo de Pombal, às divergentes leituras sobre a figura de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, prejudicadas, segundo ele, pela projeção no passado de preconceitos presentes e pela superficialidade da investigação. Foi assim que JBM deitou por terra as velhas polémicas em torno de Pombal, apurando as causas próximas das suas medidas na circunstância histórica a que pertenceram, bem como a sua concreta possibilidade de implementação. (…). Interessou também ao autor identificar o grupo atuante que explica Pombal enquanto ator histórico destacado que não podia agir isolado até subir ao poder”. Encadernação em material sintético com dourados na lombada e a capa frontal conservada. [carimbo oleográfico de entrada em biblioteca
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.