GÓIS, MARIA DAS DORES JORGE DE (1964) A REAL FÁBRICA DE LANIFÍCIOS DE CASCAIS. CASCAIS: CÂMARA MUNICIPAL. DE 26X19 CM. COM 155, [5] PÁGS., [4] ESTAMP. B.
Um dos bons trabalhos acerca da antiga Real Fábrica de Lanifícios de Cascais, que reproduz a tese de Licenciatura em Ciências Históricas e Filosóficas apresentada à Fac. De Letras da Universidade de Lisboa, no ano lectivo de 1955 sobre orientação de Virgínia Rau.
O capítulo inicial trata da vida de Francisco Mailhol (cidadão francês que dirigiu a fábrica de lanifícios da Covilhã e fundou uma outra em Estremoz, antes de instalar em Cascais) e traz notas sobre Manuel Pereira Guimarães, fundadores da real fábrica de lanifícios de Cascais. O capítulo segundo apresenta-nos os primeiros anos de existência da fábrica (1773-1809); o terceiro faz uma descrição da estrutura material da real fábrica, socorrendo-se de dois manuscritos: «Inventário» e «Relação de títulos originais». O quarto aborda o período difícil que a real fábrica passou no início pelo século XIX, a hasta pública a que foi sujeita e que aduz notas sobre os novos proprietários; Termina o trabalho dissertando sobre o segundo período de existência da fábrica (1809-1827). Publica em apêndice alguns documentos importantes para a temática, apresenta-se ilustrado à parte com fac-símile de alguns documentos, a planta da antiga fábrica e uma fotografia em policromia reproduzindo «amostras de tecidos fabricados na real fábrica de lanifícios de Cascais.
Nota: capa empoeira e lombada escurecida; discreta assinatura de posse em anterrosto.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.