MARQUES, CARLOS ALBERTO (1995) A BACIA HIDROGRÁFICA DO CÔA; SEGUIDO DE ALGUMAS NOTAS ETNOGRÁFICAS DE RIBA CÔA. APRESENTAÇÃO E NOTAS PINHARANDA GOMES; FOT. DUARTE BELO. LISBOA: ASSÍRIO & ALVIM. DE 22X16 CM. COM 162, [1] PÁGS. B.
Republicam se neste volume dois trabalhos de Carlos Alberto Marques dados originalmente a estampa na revista Biblos da Universidade de Coimbra, o primeiro em 1935 e o segundo em 1938.
A bacia hidrográfica do Côa, diz-nos Pinharanda Gomes “(…) deve considerar-se como um dos exemplos da escola coimbrã de Geografia, no tempo do magistério de Amorim Girão, a partir da qual surgiu um importante rol de monografias de mártires acerca de rios, de serras e de outros acidentes geográficos.” (…) “percorrendo todo o Ribacôa durante meses, na qualidade de bolseiro, viu observou e classificou - as três funções do geógrafo - e produziu este fruto que vivo a fresco ainda, apesar dos anos, convidamos o leitor a saborear”.
O primeiro trabalho está dividido em três capítulos gerais: Geografia física da Bacia do Côa; Geografia biológica e fisionomia geográfica & Geografia humana, seguindo-se a conclusão.
Das notas etnográficas de Riba Côa destacamos os seguintes capítulos: «A Caça e a pesca na Bacia do Côa»; «Uma caçada aos javalis»; «Corridas de touros nas povoações de Riba Côa»; «Fogueiras de São João e de são Pedro e fogueira do Natal», «O contrabandista de Riba Côa», «As matanças».
Nota: capa com algum desgaste, mais sentido nas extremidades e corte das folhas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.