OLIVEIRA, PE. FERNANDO (2008) A ARTE DA GUERRA DO MAR. ESTRATÉGIA E GUERRA NAVAL NO TEMPO DOS DESCOBRIMENTOS; COM ESTUDO INTROD. ANTÓNIO SILVA RIBEIRO. LISBOA: EDIÇÕES 70. DE 25X17 CM. COM LIV, 136, [154], PÁGS. E.
As primeiras LIV são ocupadas pelo importante estudo com estudo introd. De António Silva Ribeiro; as 136 seguintes, reprodução em letra de impressa o texto da edição primitiva de 1555, as últimas 154 imprimem o fac-simile a edição original.
Em 1555, o Império Português é uma imensa feitoria dispersa por vários continentes, mas Portugal já não está sozinho nos caminhos marítimos que descobriu. Há que defender o Império, e fazê-lo, acima de tudo, no mar. É neste contexto que o padre Fernando Oliveira publica a Arte da Guerra do Mar. Bebendo nos clássicos o saber do passado, baseando-se nos mais recentes conhecimentos científicos da época e recorrendo a uma vasta experiência pessoal, o autor aborda variados aspectos da «guerra do mar», desde as questões éticas e morais do fenómeno bélico em geral até à construção dos navios, à logística e ao comando e controlo. O seu «português de Quinhentos», que a presente edição reproduz inalterado, espraia-se numa prosa lúcida e dinâmica, não sem um toque de ironia. Nesta obra, Fernando Oliveira legou-nos o primeiro grande tratado de guerra naval da história, enumerando alguns princípios que ainda se aplicam. Escreveu como homem do seu tempo, mas projectou o futuro. Porque a história é como a maré, não espera por ninguém. E como diz Fernando Oliveira, «o mar é devasso».
Cartonagem editorila com sobrecapa.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.