EL-REI D. FERNANDO II ARTISTA

233,20€

EL-REI D. FERNANDO II ARTISTA

233,20€
1

SOARES, ERNESTO (1952) EL-REI D. FERNANDO II ARTISTA. LISBOA: FUNDAÇÃO DA CASA DE BRAGANÇA. DE 30X22 CM. COM 131 PÁGS. ILUST. E.

Apaixonado pelas artes e ávido colecionador, D. Fernando II, o Rei-Artista, marcou definitivamente o panorama cultural português do século XIX. Neste trabalho de reconhecido mérito dedicado à atividade artística do rei é divulgado pela primeira vez o inventário das gravuras da autoria de D. Fernando II, peças de um valor histórico-artístico. Nele o autor faz Uma criteriosa completa e elucidativa descrição de cada uma das gravuras.

“D. Fernando tratou na sua obra diversos assuntos, como pessoas (retratos, personagens exóticas, mendigos, cavaleiros, cavalos, gatos, macacos, cães, etc.); paisagens; cenas de costumes (trabalhadores do campo, sapateiros, peixeiras, saltimbancos, etc.); cenas fantásticas. São muitas as estampas em que o rei surge mesmo como figura principal. Ernesto Soares afirma que na “obra de D. Fernando são de considerar algumas figuras aí representadas, como verdadeiros auto-retratos, embora velados pela fantasia do artista, e, portanto, valiosas como espécies icónicas”. Outras figuras povoam a sua obra: elementos da família real (o seu pai, esposa, os infantes seus filhos), da sociedade, das artes (do teatro e ópera), militares e amigos.”

Edição de muito cuidada execução gráfica, estampada em bom papel, luxuosamente ilustrada com dezenas estampas em separado e 24 águas-fortes, impressas a uma cor, a partir das chapas originais existentes no Museu Nacional de Arte Antiga.

Dedicatória no anterrosto do presidente da Fundação da Casa de Bragança para o historiador Bernardo Xavier Coutinho. Exemplar nº 565 de uma edição limitada a 600, numerado e assinado pelo autor. Bela e artística encadernação inteira de chagrin azul, assinada pelo mestre Victor Santos, “um dos mais conceituados encadernadores e douradores da sua época”, com gravação a ouro, nas pastas, na lombada de cinco nervos e nas seixas; corte da cabeça dourado por folhas e com mínimo aparo em todos os cortes; sem capas e com estojo de proteção cartonado. Peça de bibliófilo.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em