DISCRIMINAÇÃO POLÍTICA NO EMPREGO NO REGIME FASCISTA. [ORG.] COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA. LISBOA: C. L. N. S. R. F., IMP., 1982. DE 21X14 CM. COM 272 PÁGS. ILUST. B.
«(...) Este volume compõe-se fundamentalmente de duas ordens de documentos demonstrativos da perseguição que o regime fascista movia aos funcionários públicos - o aos candidatos ao funcionalismo - suspeitos de não comungarem ideologicamente com o Estado Novo e que por esta razão estavam sujeitos a sanções, nomeadamente a sua demissão compulsiva, ou impossibilidade de acesso ao funcionalismo.
A primeira parte deste volume é composta basicamente por cartas trocadas entre entidades oficiais nas quais se refere a demissão do emprego como sanção utilizar contra funcionários considerados como sendo opositores ao regime.
A segunda parte é constituída por processos reproduzidos na íntegra, ou parcialmente, relativos a candidatos a funcionários públicos ou a funcionários excluídos os seus empregos por razões políticas, a partir de informações fornecidas pela PIDE.»
Ilustrado com fac-simile de documentos, relatórios , etc.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..