RITO, ANDRÉ (2012) DIÁRIOS DE UM GANGSTER PORTUGUÊS: VITORINO NUNES. LISBOA: OFICINA DO LIVRO. DE 23X15 CM. COM 229 PÁGS. B.
A história de um homem destinado, desde a infância, ao mundo do crime. O retrato psicológico de um dos mais célebres marginais portugueses do séc. XX
Vitorino da Piedade Nunes (1938-2006) foi um dos mais célebres cadastrados portugueses. Entre polícias e ladrões, advogados e guardas-prisionais, era conhecido por Dillinger, em alusão ao gangster da América dos anos 30.
Instigado pelo próprio pai, o qual seria condenado pela morte do avô, Vitorino cometeu os primeiros crimes ainda na infância. Poucos portugueses passaram tanto tempo atrás das grades como ele. Depois de trinta anos a entrar e sair de prisões, voltou finalmente à terra natal, onde roubara os primeiros animais e fizera as primeiras patifarias, mas não para se redimir: o seu nome foi então envolvido em duas mortes.
Baseado nesses escritos e narrado com o ritmo absorvente de um romance, Diários de um Gangster Português reconstitui a vida de um bandido implacável, mas fiel a uma certa ética. Um homem que, no fim, conseguiu cumprir o seu maior desejo: morrer em liberdade.
Nota: leve acidez no corte das folhas.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..