PIMENTA, ALFREDO (1936) D. JOÃO III. PORTO: LIVRARIA TAVARES MARTINS. COM [12], 362, [3] PÁGS., [5] PP. ILUST. B.
Polígrafo da primeira metade do século XX, Alfredo Pimenta versou variados géneros, desde a poesia à política, da filosofia à história, do ensaio à critica literária. Cultor da história, enveredou pelo estudo crítico das fontes, de que ficaram numerosos estudos, onde pontifica, entre outros a obra «D. João III». Nesta, como noutras investigações, preocupou-se com o problema de cientificidade da história.
O autor considera esta obra como uma “primeira tentativa de conjunto sobre D. João III”, que tendo, “por certo, defeitos”, está “firmada apenas da lição dos documentos, que nos habitam a juízos muito diversos dos formulados até agora”. Acrescenta, ainda: “Alguns erros que passaram de mão em mão, através dos tempos, e que retifiquei - consumiram me dias inteiros, em pesquisas esgotadoras da paciência, e desafiadoras da energia do espírito”.
Trabalho ilustrado à parte com gravuras.
Nota: ex. com bastante desgaste e manchado com acidez, tudo mais notado na capa da brochura e lombada; corte das folhas escurecido; miolo amarelecido e com ocasional acidez.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..