ASSUNÇÃO, ANA PAULA (1999) COSTUMES PORTUGUESES. AGUARELAS INÉDITAS. NOVOS CONTRIBUTOS PARA O ESTUDO DO TRAJO POPULAR EM PORTUGAL. SÉCULO XIX. LISBOA: A NOVA ECLÉCTICA: LIVRARIA OLISIPO. DE 31X22 CM. COM 183, [1] PÁGS. E.
Estimada publicação onde se reproduzem com extrema fidelidade 52 aguarelas de costumes portugueses, de autor anónimo do séc. XIX, antecedidas de um importante estudo introdutório que ocupa mais de 60 páginas.
A publicação saída das prestigiadas «Oficinas Gráficas da Barbosa & Xavier, Lda.» em Braga e estampada em encorpado papel é obra de grande mérito e hoje muito procurada, constituindo-se, tanto o texto como as aguarelas, fontes de relevante e indiscutível interesse não só para a história do trajo popular português do século XIX, civil e religioso, como de algumas profissões e manifestações da vida citadina e rural. Assim, “as aguarelas apresentam gente em função, fora de casa, no trabalho ou em disposição para tal. A vida retratada passa-se na rua. A trabalhar, a pedir, a tocar, a rezar, a passear. Com pequenas exceções, retrata-nos a cidade com a sua vida de comércio local, feito pelos habitantes dos arredores, os saloios e as saloias, que, na ausência do comércio fixo, desempenham a função primordial de levar a cidade ao abastecimento. Excetuando as profissões adequadas ou justificadas pela própria cidade (caiador, atiçador, aguadeiro, varredor, água fresca), elas são eminentemente rurais”. Cartonagem editorial. [ex. como novo]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..