CHRISTIANO CRUZ: 1892-1951, RETROSPECTIVA. COORD. PAULO PEREIRA. [LISBOA]: MUSEU RAFAEL BORDALO PINHEIRO. GALERIA [DE] EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS, 1993. DE 29X23 CM. COM 58 PÁGS., [78] P. ILUST.B.
Valioso catálogo retrospetivo da obra de Christiano Cruz, artista plástico do primeiro modernismo português muito pouco conhecido e estudado ente nós, apesar do grande merecimento da sua obra.
Esta exposição, que apresenta pela primeira vez um máximo conjunto de obras do artista jamais reunidas, permite-nos adquirir um conhecimento mais rigoroso da capacidade de invenção plástica que a sua obra encerra, quer tenha ou não tido, especialmente no que a pintura diz respeito (uma vez que a obra gráfica circulou e foi consumida por muitos), uma decisiva influência nos caminhos das linguagens artísticas modernas entre nós.
Inclui textos de Osvaldo de Sousa: «O homem, um modernismo, um mito»; António Rodrigues: «Crítica e aditamento a Christiano da Cruz - cenas de guerra»; Paulo Pereira: «Cristiano Cruz - modernidade e melancolia».
Edição de cuidada execução gráfica estampada a negro e a cores com reprodução de mais de uma centena de gravuras que reproduzem toda a obra gráfica e pictórica conhecida à época.
Nota: primeiras 40 páginas tem uma mancha de acidez na parte superior das folhas provocada pela água, que no entanto não afeta a leitura nem consistência do papel
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..