QUEIROZ, JOSÉ (1907) CERÂMICA PORTUGUESA. LISBOA: TYPOGRAPHIA DO ANNUARIO COMMERCIAL. DE 33X22 CM. COM VIII-499-[7] PÁGS. ILUST. E.
Primeira edição desta uma obra de referência para o estudo da cerâmica portuguesa antiga. Cerâmica Portuguesa é uma obra única pelo seu valor estético e documental, de referência obrigatória para a identificação de peças de cerâmica no nosso país. Através dela, José Queirós, além de nos dar um completo panorama da arte da cerâmica em Portugal, faz ainda um levantamento das fábricas que foram existindo ao longo dos tempos. Este trabalho historiográfico é completado por um exaustivo dicionário de marcas e uma lista igualmente vasta de nomes de artistas cerâmicos. Obra profusamente ilustrada ao longo do texto como mais de duas centenas de estampas que reproduzem na sua maior parte notáveis peças de cerâmica, além de reproduzir em fac-simile, 650 marcas de fábricas e artistas.
Artista encadernação inteira de pele, luxuosamente dourada com finos ferros na lombada, pastas e seixas; com leve aparo em todos os cortes e as capas conservadas; contracapa com interessante trabalho a seco reproduzindo em medalhão colocado ao centro a iconografia das Santas Justa e Rufina, padroeiras dos oleiros portugueses.
Nota importante: miolo muito limpo e fresco; a encadernação apresenta-se em parte cansada; na zona de charneira (pasta frontal/lombada) o desgaste é acentuado; a cabeça da lombada denota alguma perda da pele; o pé da lombada perdeu parte da pele e foi reconstruído com uma massa, tendo-se perdido parte dos dourados.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..