FEIJÓ, António (1907) FEIJÓ, António (1907) Bailatas. Lisboa: Livraria Classica de A. M. Teixeira & C.ª De 19x12 cm. Com 118, [2] págs. E.
Bailatas, publicado em 1907 é o último livro que o poeta e diploma António Feijó publicou em vida. O poeta assina-o, porém, com o curioso pseudónimo de Ignácio de Abreu e Lima, que se apresenta, como «primo [de] Calisto Elói, da casa e linhagem de Agra de Freima», a célebre personagem camiliana de A Queda de um Anjo (1865/6). Pseudónimo que, segundo Mourão-Ferreira, «era praticamente um heterónimo, no sentido em que Fernando Pessoa viria depois a pôr em voga esta palavra [Cf. MARTINS, C. Oliveira, 2004: 263-265].
A propósito da poesia em geral do nosso poeta e, em particular, deste livro, observa Mourão-Ferreira que, neles se encontram «os ecos de um certo pessimismo finissecular» e as «pertinentes denúncias de clamorosas injustiças sociais». Mas acrescenta de imediato que «o mais constante, apesar de tudo, ainda será um espírito de amor à vida, uma risonha atitude perante as pequenas dádivas da existência e, em certos casos, uma crítica irónica – mais corrosiva do que à primeira vista possa parecer – ao hipócrita estatuto por que se regiam os seus contemporâneos mais afortunados». [exemplar com mancha da página 90 à 118]
Exemplar encadernado sem capas de brochura.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..