CASTRO, NUNO DE; PAES, SIMÃO FERREIRA [1997] DE BARTOLOMEU DIAS A VASCO DA GAMA. AS FAMOSAS ARMADAS DA INDIA: 1496-1650. PORTO: CIVILIZAÇÃO EDITORA. DE 27X20 CM. COM 429, [3] PÁGS. ILUST. B.
Publica o volume, em letra de impressa e em fac-símile, um manuscrito original de Simão Ferreira Paes datado de 1650, conservado na Biblioteca da Marinha do Rio de Janeiro sobre as famosas armadas da Índia, relações onde se escreveram os nomes dos principais navegadores e alguns factos da famosa saga marítima lusitânia.
«Seria possível Simão Ferreira Paes enganar-se logo na primeira data do seu relato histórico, ao mencionar Bartolomeu Dias em 1496? Nuno de Castro pesquisou e encontrou mais 6 relações, todas mencionando a viagem de 1496 por Bartolomeu Dias, além do Cabo da Boa Esperança e até o Rio do Infante. Outras relações existentes tem início com Vasco da Gama em 1497, que na realidade foi o primeiro a chegar à Índia. Porque a historiografia marítima tem ignorado estas viagens em 1496?
Procura-se também esclarecer sobre um viajante, natural da Covilhã, que em 1487 partiu de Portugal por terra e mar, em busca de informações que permitissem descobrir uma via marítima para as Índias e terra de Preste João, viajante erradamente chamado de Pêro ou Pedro. De acordo com os cronistas seus contemporâneos, o seu nome é João Peres. Cita-se igualmente a contribuição árabe para o desenvolvimento da ciência marítima Lusitânia na sua fase inicial e as desmistificações de certos «colaboradores», ou «descobridores» estrangeiros que não passaram de meros espectadores nos descobrimentos portugueses.»
Edição ilustrada com fac-símile de documentos, cartografia e mapas e ainda belíssimos desenhos de Telmo Gomes que reproduzem a cores os navios das Descobertas. [lombada com mínima perda da coloração]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..