AZEVEDO, ROGÉRIO [1969] AS IMPLICAÇÕES ANTECEDENTES DA ARQUITECTURA MEDIEVAL PORTUCALENSE (CALE, PORTUCALE E PORTO). PORTO: LIV. FERNANDO MACHADO [DEPOSIT.]. DE 25X18 CM. COM 79 PÁGS. [2] FLS. ILUST. B.
Uma das estimadas peças bibliográficas da «questão» relacionada com as origens da cidade do Porto, ilustrada à parte e no corpo do texto com desenhos, mapas e reproduções fotográficas. Tiragem de apenas 300 exemplares, numerados e assinados pelo autor; n.º 108.
“(…) Resumindo este pequeno «ensaio» sobre as implicações antecedentes da arquitetura medieval portucalense podemos concluir: a) que a Vila do Porto ou Vila Baixa nasceu entre a Reboleira e a Ribeira no espaço que depois veio a ser a freguesia de S. Nicolau; b) que o Burgo do Porto nasceu em cima, na margem esquerda do Rio da Vila de encontro ao qual se estendeu. C) os moradores do Burgo e os dependentes da autoridade do bispo, foram apenas Burgueses; d) os moradores da Vila Baixa, sujeitos diretamente ao rei, eram, também, Cidadãos”.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..