O TEMPO RESGATADO AO MAR. TEXTOS ADOLFO MIGUEL MARTINS... [ET AL.] ; REV. MARIA AMÉLIA FERNANDES... [ET AL.]; TRAD. CARLA VENTURA... [ET AL.]; FOT. JOSÉ PAULO RUAS, LUÍSA OLIVEIRA, MATTHIAS TISSOT; DES. HELENA FIGUEIREDO; ORG. MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA. LISBOA: MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA, 2014. DE 28X22 CM. COM 219 PÁGS. ILUST. B.
"O Tempo Resgatado ao Mar" é uma obra que complementa a exposição homónima organizada pelo Museu Nacional de Arqueologia, em colaboração com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Esta publicação apresenta os principais resultados da arqueologia náutica e subaquática em Portugal nas últimas três décadas, destacando a recuperação e estudo de artefactos submersos que testemunham a rica história marítima do país. O livro inclui contribuições de diversos autores, como Adolfo Silveira Martins, Alexandra Figueiredo, Alexandre Sarrazola, entre outros, que abordam temas relacionados com a investigação, conservação e valorização do património cultural subaquático português.
“(…) Na exposição é apresentada uma seleção de peças oriundas de ambientes marítimos, fluviais ou húmidos de todo o território nacional que cobrem simultaneamente um espetro cronológico, desde a época pré-romana ao século xx, mas com maior incidência na época moderna, resultado dos numerosos naufrágios referenciados e da investigação ter sido orientada para alguns deles. O objetivo principal do comissariado científico foi a apresentação de contextos arqueológicos ou a caracterização de locais na costa marítima portuguesa onde se registam repetidas e significativas recolhas de vestígios que indiciam a possível existência de contextos preservados ou demonstram a sua importância nas rotas da navegação.”
Edição de muito esmerada realização gráfica, estampada a cores sobre bom papel, densa e criteriosamente ilustrada.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..