ANTISSEMITISMO: UMA HISTÓRIA

10,60€

ANTISSEMITISMO: UMA HISTÓRIA

10,60€
1

TEIXEIRA, ANTÓNIO FERNANDO (2020) ANTISSEMITISMO: UMA HISTÓRIA. SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS: IMENSE. DE 24X16 CM. COM 575 PÁGS. B.

"Repressão. Marginalização. Intolerância. Perseguição. Fanatismo. Assassínio. Morte. São algumas das palavras que podem definir a história do antissemitismo, afinal, a história do ódio mais antigo que conhece a humanidade.

Uma execração que assenta as suas razões nunca em algo que os judeus tenham dito ou feito, mas simplesmente naquilo que eram: judeus. A Antiguidade ostracizou e perseguiu os hebreus porque se apresentavam como povo monoteísta, contrastando com o politeísmo vigente há milénios. O nascimento do Cristianismo, corolário histórico, religioso e teológico do Judaísmo e do Antigo Testamento, nunca conseguiu olhar os judeus como «irmãos mais velhos», crentes no mesmo Deus, consentâneos na mesma Palavra revelada, olhando-os como adversários e verdadeiros inimigos da fé.

A perseguição cultural dava lugar a um combate religioso que se estenderia por cerca de vinte séculos, com contornos profundamente chocantes, perversos e desumanos. O antissemitismo cristão manifestado e operacionalizado das formas mais díspares, caracterizado com maior ou menor crueldade teológica, semântica e física, pautou a história da peregrinação histórica dos judeus, revelando-se sempre como convivência com traços de profunda repugnância e hostilização.

Estudar o antissemitismo é ousar compreender os limites da irracionalidade humana, as fronteiras do absurdo da existência e a insciência da malvadez do homem. Proibidos de terem fé e de celebrar essa religiosidade, vedados a valorizarem rituais e tradições ancestrais, impedidos de habitar em comunidade no seio de outras comunidades, o ódio ao judeu chegará ao cúmulo de se impedir a sua própria existência enquanto pessoas, justificando-se a barbárie com a argumentação de serem os eternos conspiradores da civilização e o grande obstáculo ao progresso das sociedades.

Não pelo que fizeram, não pelo que disseram, não pelo que escreveram, os judeus foram perseguidos e assassinados pelo simples facto de os seus avós e os seus pais terem sido judeus. A barbárie venceu o humanismo assim como a irracionalidade triunfou sobre qualquer forma de justeza e hombridade. A história do antissemitismo aí está para o comprovar, infelizmente. "

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em