COSTA, A.L. PINTO DA (1997) ALTO DOURO TERRA DE VINHO E DE GENTES. LISBOA: EDIÇÕES COSMOS. DE 23X16 CM. COM 420 PÁGS. ILUST. B.
Com o subtítulo “A vida quotidiana alto-duriense no primeiro terço do século XX” foi esta monografia apresentada como prova de Dissertação de Mestrado na Universidade Nova de Lisboa, sob orientação do Prof. Doutor Oliveira Marques.
“(…) A publicação do estudo de António da Costa compreende-se a aplaude-se, para além do seu valor intrínseco e da forma inédito como aborda a história de uma região, estuda para além disto questões gerais e espaciais, uma história do viver quotidiano, em zona tão característica como a do vale do Douro. O autor escolheu alguns aspetos do viver; aqueles que as fontes e a especificidade mais permitiam e apontavam. Abordou as formas populares de religiosidade e o confronto entre elas e a religião oficial. Debruçou-se sobre o trabalho, esse trabalho essencialmente vinícola, percorrendo as suas formas e o seu produto. E não esqueceu as gentes, olhando-as até na sua feição mais íntima e mais rude. História regional, por um lado, história da vida quotidiana, pelo outro, eis dois objetivos aliciantes e ainda pouco estudados entre nós, que conferem novidade e pioneirismo à tarefa empreendida por Pinto da Costa. O rigor do tratamento e a interpretação vigorosa conferir-lhe-ão autoridade” A. H. de Oliveira Marques in Prefácio
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..