FREITAS, LIMA DE (1990) ALMADA E O NÚMERO. LISBOA: EDITORA SOCTIP. DE 25X16 CM. COM 174, [1] PÁGS. ILUST. E.
Reedição revista e aumentada, com um novo prefácio de uma obra publicada em 1977 e logo esgotada, que constitui uma indispensável introdução ao universo geométrico da obra de Almada Negreiros e à geometria simbólica na arte.
“Almada e o Número foi o livro que marcou o meu “baptismo” de geometria simbólica ou sagrada, como se diz de um “baptismo de fogo”. Foi escrito no Verão de 1974 para inaugurar a actividade de uma nova editora, que nunca chegou a sê-lo interrompida logo à nascença pela “revolução dos cravos”. (…) Se para Almada Negreiros enquanto geómetra pitagorizante tudo começou com os Painéis atribuídos a Nuno Gonçalves e com a decisão de, por eles, “ir ao encontro do cânone”, para mim foi com a decisão de escrever uma introdução à questão dos traçados geométricos em Almada Negreiros que se iniciou, há mais de três lustros, a demanda do “Número”, ou mais propriamente da “Figura” – “número” e “figura” que representam, emblematicamente, o que podemos classificar de segredo último da arte e chave da consciência mais alta e intercessora, ligando o que está em cima ao que está em baixo e o que está em baixo ao que está em cima, o homem à sua essência, a obra à sua função sacralizante”.
Edição de cuidada execução gráfica, ilustrada com numerosos desenhos e traçados geométricos. Encadernação editorial em tela encarnada com ferros a seco na pasta frontal, protegida por sobrecapa impressa a cores.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..