SANTOS, EDUARDO DOS (1966) A QUESTÃO DA LUNDA (1885-1894). LISBOA: AGÊNCIA GERAL DO ULTRAMAR. COM 416 PÁGS. ILUST. E.
Estudo profundo sobre a chamada “Questão da Lunda” que opôs Portugal e a Bélgica, ambos os estados reclamando a posse desse território.
“(…) Eduardo dos Santos, neste seu novo trabalho sobre A Questão da Lunda, que se desfia de 1885 a 1894, embora não seja mais que um episódio do grande drama ultramarino português, faz-nos remontar às origens. À luz de informação abundante, objectiva, ponderada e clarividentemente relacionada, pode medir-se toda a grandeza do esforço enérgico, mas tardiamente feito pelo país, a fim de salvar, em Angola, a região diamantífera da Lunda, nomeadamente desde que os Belgas, interessados no Congo, à luz da conferência realizada no Palácio Real de Bruxelas, a 12 de setembro de 1876, promoveram a formação da Associação Internacional Africana, com outras instituições, cujas finalidades, nas funções e prerrogativas que se arrogavam, iam sendo, cada vez, mais inequívocas no mundo industrial e financeiro da época. É, neste ambiente de competição desenfreada dos grandes à custa dos pequenos, que se situa a chamada Questão da Lunda.
Boa encadernação meia francesa em pele, decorada na lombada com ferros e títulos gravados a ouro; capas da brochura preservadas. Ilustrado com um mapa desdobrável
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..