MOTTA, JOSÉ FERRAZ (2001) A MULHER ATRAVÉS DA HISTÓRIA: GRANDEZAS E MISÉRIAS. BRAGA: APPACDM. DE 24X16 CM. COM 216, [5] PÁGS. B.
Da Antiguidade aos nossos dias, uma história das mulheres bem redigida e fortemente estribada na investigação documental e análise crítica.
Algumas «notas» retiradas do «Introito»: “As Mulheres de hoje dificilmente concebem a condição de suas antepassadas ao longo da história: discriminação, humilhações, falta de liberdade, injustiça e até sevícias. Num passado não muito remoto havia casos de segregação. (…) Ao longo dos tempos as mulheres deram conta da sua situação injusta em que viviam face aos seus companheiros. Uniram-se e resolveram lutar por suas reivindicações, por melhor justiça social. Nem sempre essa luta foi fácil. (…).
O peso da cultura é demasiado grande. Não falando aqui de outras civilizações, cita-se aquela a que estamos mais ligados por herança: a civilização Ocidental, veiculada pela tradição judaico-cristã. Desde a Antiguidade clássica, com passagem obrigatória pelo Oriente, sempre imperou o machismo. Poderia ter havido o matriarcado, mas tal costume ou mesmo instituição pouco mais foi que meteórico e numa ou noutra sociedade ou civilização; jamais teve caráter permanente. O próprio Cristianismo, hasteando a bandeira da igualdade e, implicitamente, a emancipação da mulher; a revolução francesa com a trilogia ideal; o socialismo revolucionário, mais não foram que belas teorias sem uma aplicação prática, completa, efetiva e duradoura”.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..