A COLEGIADA DE SANTO ANDRÉ DE MAFRA: SÉCULO XV-XVIII

10,60€

A COLEGIADA DE SANTO ANDRÉ DE MAFRA: SÉCULO XV-XVIII

10,60€
1

VENTURA, MARGARIDA GARCEZ (2002) A COLEGIADA DE SANTO ANDRÉ DE MAFRA: SÉCULO XV-XVIII: TRANSCRIÇÃO PALEOGRÁFICA DO FUNDO DOCUMENTAL E ESTUDO INTRODUTÓRIO. MAFRA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 30X21 CM. COM 239 PÁGS. ILUST. B.

Visando a promoção do estudo da história da igreja de Santo André e da Mafra Medieval e Moderna o presente livro é o resultado do trabalho de levantamento integral do fundo documental da Colegiada de Santo André de Mafra existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, compreendendo a transcrição paleográfica da referida documentação e um estudo introdutório elaborado pela professora doutora Margarida Garcez Ventura. Foi distinguido pela Academia Portuguesa de História que, em 2002, lhe atribuiu o prémio Gulbenkian de História Regional, atestando a qualidade e rigor histórico-científico desta obra, manancial informativo que fornece elementos fundamentais para a reconstrução da história da igreja de Santo André, assim como de instituições locais de natureza religiosa e camarária.

O fundo documental ora publicado, intitulado “Colegiada de Santo André de Mafra” (ANTT, caixa 3389), trata-se de um acervo documental pertencente à Paróquia de Santo André, dominado a documentação pertencente ao século XVI, com exceção de raríssimas franjas situadas nos séculos XV, XVII e XVIII. Constituído por cerca de 270 fólios, manuscritos frente e verso, maioritariamente, o que perfaz mais de 500 páginas, o fundo documental encontra-se organizado em três conjuntos - Livro 1 e Livro 2, Maços 1, 2 e 3 - constatando-se uma grande variedade de escribas.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em