A CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO (1799-1801). BICENTENÁRIO. “SEM LIVROS NÃO HÁ INSTRUÇÃO”. [LISBOA]: BIBLIOTECA NACIONAL. IN-CM. DE 29X22 CM. COM 283, [1] PÁGS. ILUST. E.
O livro, luxuosamente apresentado em bom papel e profusamente ilustrado a negro e a cores, é o rosto impresso da comemoração dos “duzentos anos” da «Casa Literária do Arco do Cego». Empresa que “(…) apesar da notada fugacidade, foi relevante para a cultura portuguesa, na passagem do século XVIII para XIX”. (…) “O facto, é que a Casa Literária do Arco do Cego registou, no curto lapso temporal em que durou, uma abundante e fecunda produção biográfica… traduzidos em numerosos e alguns muito belos títulos publicados, ilustrados quase sempre e alguns manualmente coloridos”.
Catálogo exaustivo, com as reproduções dos frontispícios das obras inventariadas e reproduções a cores das estampas que as acompanhavam, complementadas com indispensáveis informações bibliográficas. Antecedem o catálogo cinco importantes estudos: de Diogo Ramada Curto, «D. Rodrigo de Sousa Coutinho e a Casa Literária do Arco do Cego»; de Margarida Ortigão Paes Leme «Um breve itinerário editorial: do Arco do Cego à Imprensa Régia»; de Manuela Domingos «Mecenato Político e economia da edição nas Oficinas do Arco do Cego»; de Miguel Faria «Da facilitação e da ornamentação: a imagem nas Edições do Arco do Cego». Encadernação dos editores em tela de linho com dizeres estampados na lombada e na pasta, apresentando-se esta ao centro rebaixada com uma estampa colada reproduzindo uma das belas ilustrações a cores produzidas naquela notabilíssima casa editora; guardas impressas.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..