MARQUES, CARLOS ALBERTO (1995) A BACIA HIDROGRÁFICA DO CÔA; SEGUIDO DE ALGUMAS NOTAS ETNOGRÁFICAS DE RIBA CÔA. APRESENTAÇÃO E NOTAS PINHARANDA GOMES; FOT. DUARTE BELO. LISBOA: ASSÍRIO & ALVIM. DE 22X16 CM. COM 162, [1] PÁGS. B.
Republicam se neste volume dois trabalhos de Carlos Alberto Marques dados originalmente a estampa na revista Biblos da Universidade de Coimbra, o primeiro em 1935 e o segundo em 1938.
A bacia hidrográfica do Côa, diz-nos Pinharanda Gomes “(…) deve considerar-se como um dos exemplos da escola coimbrã de Geografia, no tempo do magistério de Amorim Girão, a partir da qual surgiu um importante rol de monografias de mártires acerca de rios, de serras e de outros acidentes geográficos.” (…) “percorrendo todo o Ribacôa durante meses, na qualidade de bolseiro, viu observou e classificou - as três funções do geógrafo - e produziu este fruto que vivo a fresco ainda, apesar dos anos, convidamos o leitor a saborear”.
O primeiro trabalho está dividido em três capítulos gerais: Geografia física da Bacia do Côa; Geografia biológica e fisionomia geográfica & Geografia humana, seguindo-se a conclusão.
Das notas etnográficas de Riba Côa destacamos os seguintes capítulos: «A Caça e a pesca na Bacia do Côa»; «Uma caçada aos javalis»; «Corridas de touros nas povoações de Riba Côa»; «Fogueiras de São João e de são Pedro e fogueira do Natal», «O contrabandista de Riba Côa», «As matanças».
Nota: capa com algum desgaste, mais sentido nas extremidades e corte das folhas.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..