OLIVEIRA, PE. FERNANDO (1969) A ARTE DA GUERRA DO MAR. LISBOA: EDIÇÃO DO MINISTÉRIO DA MARINHA. COM LIII, 136 PÁGS. DE 22.5X16.5CM. B.
Reprodução da edição primitiva de 1555, antecedida de «Comentários Preliminares» dos consagrados historiógrafos Henrique Lopes de Mendonça, Quirino da Fonseca e Botelho de Sousa.
Em 1555, o Império Português é uma imensa feitoria dispersa por vários continentes, mas Portugal já não está sozinho nos caminhos marítimos que descobriu. Há que defender o Império, e fazê-lo, acima de tudo, no mar. É neste contexto que o padre Fernando Oliveira publica a Arte da Guerra do Mar. Bebendo nos clássicos o saber do passado, baseando-se nos mais recentes conhecimentos científicos da época e recorrendo a uma vasta experiência pessoal, o autor aborda variados aspectos da «guerra do mar», desde as questões éticas e morais do fenómeno bélico em geral até à construção dos navios, à logística e ao comando e controlo. Nesta obra, Fernando Oliveira legou-nos o primeiro grande tratado de guerra naval da história, enumerando alguns princípios que ainda se aplicam.
NOTA: manuseado; corte das folhas à cabeça escurecido e com acidez; extremidades das pastas com pequenas perdas de papel e mínimos rasgos; miolo amarelecido; folhas de guarda com acidez e alguma sujidade.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..