LETTRES ET EPITRES AMOUREUSES D'HÉLOÏSE ET ABEILARD. TOME PREMIER (TOME SECOND). LONDRES : [S.N.], 1780. DE 12X7 CM. COM 232, [2] & 228 PÁGS. E.
Traduites librement d’après les Lettres originales latines ; par M. Le Comte de Bussy Rabutin. A tradução das cartas para francês principia na páginas 107, sendo antecedidas de importantes ensaios sobre historicidade da correspondência e sobre as biografias de Abelardo e Heloísa.
Pedro Abelardo (Le Pallet, 1079 – Chalon-sur-Saône, 1142), um dos maiores nomes da filosofia medieval, professor em Laon e Paris, ilustrou-se sobretudo nos campos da escolástica, da lógica e da teologia. Em 1117, iniciou uma história de amor com Heloísa, jovem de uma inteligência e cultura excepcionais. O romance conhece um fim trágico no ano seguinte, quando Abelardo foi castrado às ordens do tio de Heloísa. O filósofo torna-se monge em Saint-Denis e incita sua amada a entrar no monastério de Argenteuil. A correspondência entre Abelardo e Heloísa, da qual se conservam oito cartas, conferiu à sua história uma fama incomparável, e admiração de romancistas, poetas e filósofos.
1.º vol. ilustrado com uma bela gravura de Heloísa e o 2.º de Abelardo.
Encadernações da época inteiras de pele com ferros a ouro na lombada e filetes também a ouro nas pastas; aparado com os cortes burnidos a ouro fino.
Nota: encadernações com perdas e desgaste; miolo amarelecido e com leve acidez
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..